quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que é o Grupo Gestor do Destino Indutor Balneário Camboriú?

Integrantes do GG durante treinamento de liderança realizado pelo Instituto Marca Brasil, no Hotel Marambaia, em abril/2010

1. O Grupo Gestor é um grupo de trabalho, que visa melhorar a competitividade do Destino Indutor Balneário Camboriú.

Para tentar entender desde o início : O Ministério do Turismo, no PNT ( Plano Nacional de Turismo ), determinou 65 principais destinos no Brasil, são destinos que, além de terem o turismo como uma atividade de peso em seu município, movimentam a economia turística de toda uma região.
Em Santa Catarina são 03 indutores: Florianópolis, São Joaquim e Balneário Camboriú.
O destino indutor Balneário Camboriú movimenta mais 10 municípios em seu entorno : Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Ilhota, Luis Alves, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Os 65 destinos indutores, desde 2008, são analisados todos os anos pela Fundação Getúlio Vargas. A FGV faz uma pesquisa muito criteriosa sobre o destino num todo, são analisadas 13 dimensões, que vão desde Infraestrutura Geral até Atrativos Turísticos, os 65 destinos recebem notas por seu desempenho e, destas notas, desta análise integral do destino, resulta o ESTUDO DE COMPETITIVIDADE, que é o documento que baseia o trabalho do Grupo Gestor.

2. O Grupo Gestor, de posse do Estudo de Competitividade, analisa quais são as prioridades que o Destino Indutor deve adotar para melhorar sua competitividade e para melhorar sua nota no estudo da FGV. É uma competitividade do bem, são 65 destinos do país, sendo analisados de forma isenta e científica, todos os anos. Todos os indutores tem acesso ao estudo e são orientados pelo Ministério do Turismo a trabalhar para a melhora dos índices apresentados e, o que é mais importante: todos tem acesso às mesmas verbas federais disponíveis.

O Grupo Gestor determina as prioridades do destino, traça um plano de ação e apóia projetos que visam melhorar a competitividade do Destino Indutor. Estes projetos podem candidatar-se a verbas federais e terão o aval do Grupo Gestor no processo.

É um projeto federal, porém desenvolvido de forma local, o Brasil é visto como um todo, analisado de forma justa e, todos os destinos, seja Fortaleza, Manaus ou Balneário Camboriú, tem as mesmas oportunidades de desenvolvimento turístico, sempre respeitando as diferenças de cada região, mas com tratamento igualitário perante o Ministério do Turismo.

3. O Grupo Gestor é formado por representantes de várias entidades : Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio-Ambiente, Sindisol, Acibalc, Convention & Visitors Bureau, AMFRI – Governança Regional, UNIVALI e SEBRAE. O Ministério do Turismo apóia a participação da sociedade organizada e da iniciativa privada no desenvolvimento dos trabalhos do G.G.


No momento, o Grupo Gestor está fazendo um amplo levantamento de dados do destino para, até o mês de julho próximo, definir as novas prioridades do destino para 2.010/2.011 e o novo Plano de Ação.

O Grupo Gestor também pretende apresentar-se às entidades e à própria comunidade, para que todos tenham oportunidade de conhecer e contribuir com o trabalho realizado.

Uma das metas do Plano Nacional de Turismo é estruturar 65 destinos com padrão de qualidade internacional. É uma honra e uma oportunidade Balneário Camboriú estar inserida no Projeto de Regionalização do Turismo e ser um dos 65 Destinos Indutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário