terça-feira, 2 de agosto de 2011

Questionário Respondido

Opinião do Grupo Gestor que será utilizada como fonte de informação para as conclusões do relatório final do Projeto 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, portanto será muito importante se o Grupo se reunir para debater e formular as respostas.


Prazo de entrega: 15/06/2011

1. Que contribuições, resultados e avanços o Projeto trouxe à gestão do turismo no destino e na região? Cite um exemplo.
• Fortaleceu a participação e integração das entidades ligadas ao setor turístico.

• Os atores locais têm a oportunidade de participar ativamente do planejamento turístico do destino indutor e da região.

• Houve maior entendimento sobre a importância da Regionalização.

• O Projeto trouxe ao destino, de forma sistemática, ferramentas que oportunizam planejar estrategicamente o destino.

Um exemplo muito claro para o grupo é a participação do CITMAR (Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar) no COMTUR e no Grupo Gestor. Outro aspecto a ser destacado é a liberdade que o GG tem de levar à reunião do Colegiado, formado pelos secretários de turismo da região, questões de importância estratégica no desenvolvimento turístico de todos os municípios envolvidos.


2. Considerando a realidade atual do destino e da região, pode-se dizer que a execução do Projeto foi eficaz? Por quê?
No sentido de conscientização e mobilização do setor turístico o Projeto tem sido muito produtivo para o destino.

No que se refere a tornar real, transformar em ações tudo que é sugerido, existem maiores dificuldades; mesmo tendo abertura junto à Secretaria de Turismo, percebe-se que nem todos os braços do poder público municipal estão sensibilizados para o Projeto, havendo uma grande lacuna a ser preenchida.

No que se refere às questões regionais existe um relacionamento muito positivo, porém no Estado de Santa Catarina, o Destino Indutor Balneário Camboriú não tem cadeira no Conselho Estadual de Turismo. Podem nos dizer que é falta de articulação, mas acreditamos que seja também uma falta de apoio ao Projeto, os Destinos Indutores do estado de Santa Catarina (03 destinos) não são chamados à discussão dos projetos turísticos a nível de Estado.


3. Quais os planos do Grupo para avançar nas questões que o Projeto abriu? Cite ações de continuidade: âmbitos local, estadual e nacional.

• Seguir com as discussões entre o trade turístico, terceiro setor e o poder público.

• Dar continuidade a implantação das ações definidas como prioritárias pelo GG.

• Tornar o planejamento de curto, médio e longo prazo, da atividade turística um hábito em nossa região.

• Consolidar sobre a necessidade de um pensamento estratégico para o desenvolvimento turístico regional, por meio da construção de um processo para a conscientização sobre a importância de um planejamento conjunto e de forma integrada, tanto para o setor público, quanto para o privado, terceiro setor e comunidade.

Nesse sentido, é primordial a continuidade do Projeto tanto em nível nacional como estadual. É preciso que o Governo Federal dê as diretrizes para o fortalecimento dos destinos indutores, reforçando suas atividades. Inclusive, espera-se o aporte financeiro aos grupos gestores para viabilizar ações requeridas destes. Um exemplo: Após 02 anos tentando viabilizar um convênio com o Município para contratação de um executivo, custeio de viagens a Brasília e São Paulo (Salão do Turismo), bem como atividades de menor porte, TODOS os itens recomendados no Projeto 65 Destinos Indutores, o convênio não foi possível. Assim, é necessária a ação conjunta dos Governos Federais e Estaduais no sentido de viabilizar financeiramente as ações macro do Grupo Gestor, tendo em vista, principalmente, que todos os integrantes têm formação técnica, profissionais altamente capacitados e que desenvolvem TRABALHO VOLUNTÁRIO.

Muito importante para a continuidade dos trabalhos é a garantia de que o Índice de Competitividade do Turismo será realizado anualmente de agora em diante. O Índice de Competitividade é a base do Projeto, é o que dá o norte aos Grupos Gestores dos Destinos Indutores, sem ele tudo perde o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário